Um “Click” pela Inclusão Social

Utilizar a fotografia como instrumento de inclusão e de estímulo da criatividade, promovendo as competências e a capacitação de jovens entre os 15 e 27 anos é o propósito deste novo projeto de intervenção social.

Um click pela inclusão social é uma proposta de intervenção social promovida pela Fundação AMI e financiada pela Fundação para a Juventude Jumbo, que utiliza a fotografia participativa como um instrumento de inclusão, de diálogo intercultural, e de estimulação da criatividade, através de técnicas de promoção de empowerment individual e comunitário. O projeto culminará com o desenvolvimento de um projeto final de curso que resultará numa exposição fotográfica e na criação de uma Bolsa Social de Fotógrafos.

“Para nós, este é um projeto diferenciador e inclusivo que pretende dar resposta a uma problemática social e económica emergente, nomeadamente, o desemprego e a ausência de oportunidades. Agarrando na “fotografia” como eixo profissionalizante, espera-se motivar jovens e dar-lhe competências profissionais,
mas também proporcionar-lhes um aumento de confiança e de determinação, competências sociais fundamentais para um futuro com mais oportunidades e sucessos. Estou certa que este será um curso completo, enriquecedor e que marcará a vida destes jovens!” – Clara Costa, Fundação Jumbo para a Juventude em Portugal.

“A Restart decidiu apoiar o projeto da AMI, pois está alinhado tanto na missão como nos valores que a Restart representa, não só como escola de formação de referência na área de Fotografia, mas também nos deveres que tem, enquanto polo dinamizador e promotor do desenvolvimento social. É através de parcerias como esta que conseguimos democratizar o acesso a formação técnica profissional com os melhores equipamentos e formadores. Esperemos que os alunos aproveitem a oportunidade que lhes é dada e absorvam cada momento de formação que poderá representar um momento de viragem nas suas vidas.” – Miguel Tavares Gomes, Coordenador de Comunicação Restart