“There isn’t a PLANet B!” financia 18 projetos em Portugal

Pequenas e médias organizações poderão candidatar-se à linha de financiamento do projeto.

A AMI uniu-se à Fondazione Punto.sud – organização italiana que atua na preparação, gestão e avaliação de programas de ajuda humanitária – no projeto “There isn’t a PLANet B! Win-win strategies and small actions for big impacts on climate change”. O objetivo é promover modelos práticos de comportamentos económicos e sociais, com vista a incentivar a noção de co-responsabilidade e interdependência entre os cidadãos europeus, diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. Para tal pretende-se estimular pequenas e médias organizações da sociedade civil a tornarem-se ativas a nível local, regional e nacional.

O projeto está a ser implementado em parceria com a Comissão Europeia, no âmbito do programa Development Education and Awareness Raising (DEAR). Para além da AMI e da Punto.sud, juntaram-se mais quatro instituições europeias: Asociatia Servicul Apel (Roménia), Fondo Andaluz de Municipios para la Solidaridad Internacional (Espanha), Finep academie e.V. (Alemanha) e Hungarian Baptist Aid (Hungria).

A ideia é criar uma linha de financiamento disponível em cada um dos países parceiros. Definimos no contexto dos três ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) para os quais o projeto contribui – cidades e comunidades sustentáveis, produção e consumo sustentáveis e ação climática – as áreas setoriais mais adequadas ao cenário português. A expectativa é receber projetos envolvendo, por exemplo, planeamento urbano, gestão de resíduos, reciclagem, educação ambiental, energias renováveis, gestão de recursos hídricos, entre outros.”, explica Andreia Carvalho, coordenadora do projeto na AMI.

Em Portugal, serão financiados 18 projetos, num total de 580 mil euros. Desta forma, a organização pretende viabilizar a concretização de projetos cujas atividades podem incluir, por exemplo, formação, sensibilização, desenvolvimento de protótipos, investigação, dinamização de ações a nível local, desenvolvimento de práticas inovadoras e de pequenos negócios sociais.

Estima-se que as instituições que podem vir a beneficiar do financiamento sejam cerca de 90, no total dos países parceiros, sendo que os beneficiários finais serão os cerca de 500 000 cidadãos europeus junto dos quais as atividades terão impacto, a partir de um investimento de 4.569.531 euros.

A linha de financiamento foi lançada 12 de Abril de 2018, data na qual abriram as candidaturas, sendo que os critérios de elegibilidade estão disponíveis em http://pt.noplanetb.net/ ou em www.ami.org.pt.

A AMI irá, adicionalmente, promover quatro sessões de esclarecimento em Lisboa, Faro, Porto, Madeira e Açores:

  • Lisboa: 20 abril
  • Faro: 24 abril
  • Porto: 4 maio
  • Madeira: 8 maio
  • Açores: 14 maio