Solidariedade ajuda famílias portuguesas em 2023

A Missão Natal AMI de 2022 representa uma bolsa de doações essencial para enfrentar um ano de crise social e económica. Os pedidos de ajuda aumentam nos Centros Porta Amiga e a resposta depende da solidariedade de hoje.

As doações que chegam à AMI entre setembro e o fim de dezembro salvam muito mais do que o Natal de milhares de famílias, combatem a fome e a indiferença, ao longo de todo o ano, nos Centros Porta Amiga.

A doação de cabazes de Natal, no valor de 30,00 euros, assegura a ceia de Natal às famílias apoiadas pela AMI e permite o seu acompanhamento social em 2023.

Com os donativos de particulares e de empresas, a AMI proporcionará a 2.081 famílias (5.433 pessoas no total) a oferta de um cabaz de bens alimentares típicos da quadra natalícia, como bacalhau e azeite, além de roupa ou brinquedos e uma parte do acompanhamento social ao longo de todo o ano.

“Os alimentos do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas que chegam à AMI já não são suficientes”

Entre os parceiros que tornam possível esta “magia de Natal” está a Allianz; Altri; Artsana; Auchan Retail; Biogen; Brandcare; Casais; Creative Minds; CCVO Beyond Optical Care; Concentra; Condi; Delta Cafés; DNC Técnica; Esporão; Finerge; Fundação Ageas Agir Com Coração; Gavex; Hipoges; Imperial; Indasa; InnoWave Technologies; IPST – Instituto Português do Sangue e da Transplantação; Maxdata; Mundiarroz; Nobre; Grupo Nors; Novo Banco; Ópticas Portugal; Parras Wine; Programa MEOS; Petrotec; Pierre-Fabre; Plural; ProCME; Rar Refinarias Açúcar Reunidas S.A.; S4L; Serviroad; Sovena Portugal; TAP; Teifil; Turbomar; Unicre; Wurth.

Ana Nascimento e Ana Ramalho, diretoras do Departamento de Ação Social da AMI afirmam que “toda a ajuda, todas as doações, são essenciais neste Natal, sobretudo, para que em 2023 ninguém fique em lista de espera, porque os alimentos do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas que chegam à AMI já não são suficientes para responder a todos os pedidos de ajuda”.

A Missão Natal AMI continua com a oferta de um presente a crianças e idosos. Este apoio permite entregar um brinquedo, livro, ou mesmo novas peças de vestuário a pelo menos 470 crianças e jovens, dos 0 aos 16 anos, assim como oferecer bens de higiene e saúde a 450 adultos beneficiários dos Centros Porta Amiga e Espaços de Prevenção à Exclusão Social de Chelas, Vila Nova de Gaia, Porto, Coimbra, Almada, Olaias, Angra do Heroísmo, Funchal e Cascais.

Além-fronteiras, a Missão Natal também permite apoiar os projetos da AMI em vários países do mundo, como o Bangladesh, os Camarões, a Guiné-Bissau, entre outros.

É também possível participar nesta missão pelo serviço “Ser Solidário – SIBS”, através da rede multibanco ou da aplicação MBWAY, em qualquer momento do ano e com valor livre. A “MEOS solidários de Natal” incentiva a troca de pontos MEOS por donativos para a AMI. E o “Taleigo AMIgo”, costurado por voluntários em todo o país, representa uma alternativa sustentável enquanto presente ou embrulho. O saco de pano tem um valor de 7,50 euros que reverte para a Missão Natal AMI.

Já na loja online da AMI, o envolvimento na Missão Natal faz-se adquirindo presentes solidários para oferecer neste Natal.


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>