Projeto +Comunidade: uma resposta diferente para os problemas de sempre

O bairro “Portugal Novo”, situado no bairro das Olaias em Lisboa, não tem tutela jurídica pelo que não existe um diagnóstico real da população residente, estando conotado pela frequente ocupação abusiva de casas, o que coloca em causa um dos princípios básicos de bem-estar do ser humano: a segurança habitacional.

Os problemas habitacionais do bairro Portugal Novo criaram, ao longo do tempo, graves problemas de segurança e frequentes tensões culturais. Nesta zona coabitam os habitantes do bairro Portugal Novo e do bairro de Realojamento das Olaias sendo que são quatro os principais grupos culturais: portugueses, de etnia cigana, africanos e hindus. Estas diferenças culturais constituem uma riqueza mas, para tal, necessitam de intervenção comunitária de modo a evitar focos de desentendimentos e más relações de vizinhança. Esta população vive num contexto de segregação urbanística que se traduz na visível escassez de serviços e equipamentos ao seu dispor, pelo que urge a criação de um espaço que combata esta carência.

Tendo em conta as necessidades identificadas pela AMI no bairro através da prática diária e da implementação de projetos anteriores, tem-se revelado crescente a necessidade de ampliar o âmbito desta intervenção numa perspetiva mais comunitária e alargada. Por outro lado, a escassez de instituições e equipamentos sociais capazes de fazer face às necessidades sentidas no Bairro Portugal Novo, fez-nos abraçar este projeto. O projeto + Comunidade surge como forma de colmatar algumas lacunas identificadas no bairro. Pretende-se que seja um espaço aberto e útil para a população. O projeto procura fomentar a melhoria da qualidade de vida e a coesão social da comunidade, através da dinamização de diversas atividades com vista à inclusão, promoção, capacitação e participação dos moradores do bairro.

As principais atividades desenvolvidas neste espaço são o Gabinete de Mediação Comunitária – disponibiliza a toda a comunidade um local onde se possa dirigir para esclarecimento dúvidas relativas a questões sociais (ex.: pedido de médico de família, pedido de RSI, banco alimentar, outros), encaminhamento para serviços e instituições, apoio no preenchimento de documentos (ex.: currículo, inscrições em instituições, outros); o Gabinete + Saúde – dinamizado semanalmente pela Associação VoxLisboa, promove rastreios de saúde e aconselhamento médico e de enfermagem por forma a permitir fazer a prevenção e o despiste precoce de determinadas doenças podendo, de uma forma mais direta, encaminhar a população para os centros de saúde; as Reuniões comunitárias – dinamização de reuniões comunitárias com a presença das instituições que atuam no bairro e no meio envolvente e com os representantes das diferentes comunidades do bairro, com o intuito de compreender as necessidades, problemá- ticas e preocupações das mesmas, bem como encontrar soluções conjuntas para casos individuais e coletivos. Encaminhar a comunidade para respostas sociais existentes e criar uma rede comunitária; o Atelier Senior – aqui o objetivo é combater o isolamento social e trabalhar as competências pessoais e sociais, bem como a motivação e autoestima, através de atividades lúdicas, trabalhos manuais, atividades de motricidade, passeios, de forma a promover a participação ativa, potenciando assim a melhoria da qualidade de vida.

Com uma duração de um ano (termina a 16 de outubro), o Projeto + Comunidade irá ter posteriormente um período de sustentabilidade onde se pretende dar continuidade às atividades desenvolvidas. Conta com o apoio do programa BIPZIP da Câmara Municipal de Lisboa, tendo como entidade parceira formal a Associação VoxLisboa. Ao longo da implementação do projeto, tem-se vindo a construir uma rede de parcerias da qual já fazem parte a Junta de Freguesia do Areeiro, a Gebalis, a PSP, a Pastoral dos Ciganos, entre outras.