Projeto +Comunidade: 1 ano depois

Iniciado em 2016, o projeto + Comunidade, financiado pelo programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa (CML), terminou em outubro de 2017.

Recorde-se que, no início do ano de 2016 foi-nos cedido, por parte da CML, um espaço não habitacional no Bairro das Olaias, necessidade essa identificada há muito tempo. A escassez de instituições e equipamentos sociais, capazes de fazer face às necessidades sentidas no Bairro Portugal Novo, levou-nos a desenhar um projeto, em parceria com a Associação VOXLisboa, com o qual nos candidatámos com êxito ao Programa BIP/ZIP Lisboa 2016 – Parcerias Locais.

Foram 3 os grandes objetivos deste projeto de um ano:

  • A reabilitação e requalificação de um espaço não habitacional em benefício dos residentes, de forma, não só a melhorar, mas também a aumentar a qualidade dos serviços prestados à Comunidade;
  • A promoção da cidadania e participação ativa dos moradores na identificação e resolução dos seus próprios problemas através da dinamização de atividades lúdicas que melhoram a convivência intergeracional e intercultural; reuniões comunitárias; ações de sensibilização e criação de um gabinete de mediação comunitária. Consequentemente, o levantamento de dados biográficos concretos dos habitantes do bairro de forma a aprofundar o nosso conhecimento sobre as problemáticas existentes;
  • A melhoria da vida e imagem do Bairro numa lógica de inclusão e prevenção, através da concretização de passeios, atividades e rastreios de saúde preventivos de comportamentos de risco e promotores de integração social dos mais desfavorecidos.

Pese embora as especificidades e problemáticas sociais agravadas pelo facto do bairro onde decorre o projeto ser clandestino, estes objetivos foram de um modo geral alcançados, registando-se 1474 participações de 65 moradores nas atividades desenvolvidas no âmbito do projeto. Essas atividades foram construídas em conjunto com os participantes, de acordo com as suas sugestões e interesses, e a sua apreciação revelou-se muito positiva e gratificante.

Assim, será dada continuidade ao projeto, sendo que, para isso, utilizaremos recursos próprios, parcerias e formas de financiamento complementares para o manter em funcionamento e desenvolver atividades que vão ao encontro das necessidades e interesses da população.

As principais atividades do primeiro ano serão mantidas, designadamente reuniões comunitárias, + Saúde, gabinete de mediação comunitária, Atelier Sénior e ações de sensibilização.