Parceiros da AMI – Mission for Community Development (MCODE)

Deo Mission for Community Development_edited

Deo Lubanga Kayondo, com 39 anos, é o diretor executivo da Mission for Community Development (MCODE), parceira da AMI no Uganda.

Enquanto era estudante, Deo decidiu apoiar uma família de uma avó que vivia com os seus 3 netos, uma vez que as crianças tinham perdido os pais, vítimas de HIV/SIDA. Depois de ter passado vários anos a utilizar os seus tempos livres em pequenos trabalhos para poder ter capacidade económica de sustentar esta família, Deo chegou à conclusão que uma estrutura organizada para auxiliar pessoas como as que ele apoiava seria muito mais eficaz que o esforço individual e isolado. Foi assim que decidiu, em 2009, fundar a MCODE que, desde essa data, já apoiou mais de 1.300 pessoas.

Esta é uma ONG direcionada para os problemas das comunidades rurais de Buikwe e Mukono, atuando sobretudo nas localidades de Buikwe, Najja, Nyenga, Ssi-Bukunja e Ngogwe.

A MCODE trabalha junto dos elementos mais vulneráveis destas comunidades, sobretudo os afetados pelo vírus do HIV/SIDA e pela pobreza, nas áreas da educação, saúde e de apoio económico e prepara um projeto que permitirá estender este apoio às zonas mais remotas do país.