Parceiros da AMI – Associação Comunitária de Milagres (ACOM)

Joanacele Nóbrega tem 60 anos e é mãe de três filhos. Formada em Serviço Social, fez parte do grupo de mulheres que fundou a Associação Comunitária de Milagres (ACOM) e é a diretora desta organização, que é parceira da AMI há quase vinte anos.

A ACOM começou por implementar nesta cidade do Ceará, com elevados níveis de pobreza, o Habitat – Milagres: projeto pioneiro na esfera da moradia popular e que hoje agrega mais de 380 famílias.

Em 1992, iniciou o trabalho de Apoio ao Desenvolvimento Agro-Comunitário em 14 comunidades rurais com a parceria da Kindernhotfe, que permitiu a melhoria das condições de trabalho dos pequenos agricultores da região. Esse trabalho foi reforçado em 2013 pela AMI, com o apoio ao projeto Apoio ao Desenvolvimento Agro-Comunitário no Sítio Genipapeiro II.

Em 1995, também apoiada pela AMI, a ACOM iniciou os trabalhos para construção e estruturação do Hospital e Maternidade Madre Rosa Gattorno, unidade de saúde responsável pelo atendimento obstétrico e cirúrgico de baixa e média complexidade no Município, com vista a mitigar os altos índices de mortalidade materna e neonatal.

Hoje, a ACOM desenvolve um trabalho social e de promoção continuado, que já ajudou mais de 2.800 pessoas e acolhe diariamente crianças, adolescentes, mulheres e idosos. Tem na sua essência potenciar a autonomia das pessoas, através do trabalho, da formação e orientação profissionais.

Pode conhecer melhor o trabalho e as atividades da ACOM, através da sua página de Facebook em https://www.facebook.com/acomhmmrg/