Os parceiros da AMI no mundo: ACOM

A longevidade da parceria celebrada entre a AMI e a ACOM deve-se ao sucesso nos vários projetos realizados, tanto na área da saúde, como na educação no Município de Milagres, no Brasil.

Formalmente constituída em 1983, a ACOM nasceu da vontade de um grupo de mulheres motivadas em mobilizar o município para contrariar os principais problemas de pobreza e exclusão social que assolam a região.

Recentemente, o projeto SEA – Saúde, Educação e Arte – Um encontro com a cidadania, apoiado pela AMI, pretende garantir à população de Milagres, o acesso a serviços de saúde especializados, nomeadamente ginecologia e obstetrícia, para além da promoção de práticas saudáveis aos beneficiários.

No âmbito social deste projeto, a ACOM aposta em ações de sensibilização e mobilização social de caráter preventivo para vários problemas de saúde, nomeadamente as arboviroses endémicas no país (dengue, zika e chikungunya). São também realizadas sessões para práticas de alimentação saudáveis e de higiene pessoal/ doméstica. Para isto são destacados jovens ativistas que para além das pontuais marchas de rua e sessões coletivas na comunidade, realizam visitas domiciliares às famílias carenciadas, beneficiárias da ACOM. As sessões de promoção para práticas de alimentação saudáveis têm uma dimensão e impactos importantes, numa região caracterizada pela pobreza onde a população não consegue colmatar as necessidades mais básicas, como a ingestão adequada de nutrientes. No seguimento da análise desta problemática, foi elaborado um compêndio de receitas utilizando produtos regionais e economicamente mais acessíveis para a população.


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>