“ODS em Ação” promove Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas escolas

ODS_em_acao_1200x700

Iniciou-se no dia 26 de setembro, com uma sessão de sensibilização a professores da região autónoma da Madeira, a primeira fase do projeto “ODS em Ação”. A sessão visou divulgar a iniciativa e sensibilizar para a importância da divulgação dos ODS nas escolas. 

“Os ODS em Ação” é uma iniciativa da AMI que resultou numa parceria entre a instituição e a Help Images – Associação de Promoção e Apoio à Solidariedade Social e é financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Através deste projeto, pretendemos contribuir para uma sociedade mais informada e ativa na promoção do desenvolvimento sustentável e no respeito pelos Direitos Humanos. 

Esta iniciativa, que arrancou na véspera do Dia Global da Ação para os ODS, surge na sequência de sessões de informação que a AMI já desenvolve há muitos anos, nas escolas básicas e secundárias nacionais, com o objetivo de alertar os estudantes para a realidade social envolvente e para as disparidades de desenvolvimento no mundo. Desde 2015, as sessões são dirigidas em específico aos alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de Geografia, e abordam os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) definidos até 2015 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.

Numa segunda fase, realizar-se-ão seminários com os alunos, entre outubro 2018 e maio 2019, em função dos pedidos das escolas. Essas sessões dinâmicas serão de 90 minutos para grupos com uma dimensão máxima de 60 alunos. Para tal, será utilizado um pacote de materiais de Educação para o Desenvolvimento, entre os quais uma apresentação de powerpoint e um filme informativo sobre os
ODS, produzido em português e com uma linguagem adequada às faixas etárias mais jovens. Os materiais didáticos ficarão disponíveis nas escolas para novas utilizações pelo corpo docente, permitindo desta forma um efeito multiplicador dos conteúdos apresentados.

Pretende-se assim disseminar os ODS junto dos jovens portugueses, consciencializá-los para os desafios da cooperação para o desenvolvimento e da ação humanitária e promover uma cidadania ativa, através do estímulo para o voluntariado, com a divulgação de oportunidades de voluntariado nas respetivas regiões.

A primeira fase do projeto arranca com seminário no Funchal.

Para mais informações envie um email para [email protected]


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>