“Na natureza nada se perde, tudo se transforma”

Uma das vertentes do projeto de Luta Contra a Insegurança Alimentar que a AMI financia no Senegal, prevê a instalação de 100 biodigestores. Mas o que são Biodigestores? 

Biodigestor anaeróbico é um equipamento usado para o processamento de matéria orgânica, possibilitando a extracção de dois produtos: 

  • O biogás que é uma mistura de gases (cerca de 75% metano e 25% CO2 )
  • Fertilizantes de ótima qualidade (bem melhores do que os fertilizantes químicos)

A matéria prima, fezes animais, provêm de vacas e porcos que já foram entregues às famílias no âmbito do projeto. Os biodigestores trazem por isso vantagens de conforto e de natureza económica por um lado, mas também de natureza  ambiental: 

  • O Gás serve para a cozinha e para a iluminação e é extraído de forma não poluente
  • Deixa de ser necessário cortar árvores para obter carvão
  • Os resíduos obtidos, misturados com palha, são vendidos como adubo biológico

Desta forma, as famílias têm melhor qualidade de vida não apenas por usufruírem de  gás e iluminação em casa como pelo o facto das mulheres deixam de ter que sair à procura de lenha, evitando-se adicionalmente a desmatação.  

Finalmente ainda conseguem um rendimento através da venda de sacos de estrume, provenientes dos resíduos obtidos depois de extraído o biogás:  os produtores podem reunir perto  de 45 sacos  por mês, obtendo um rendimento de cerca de 200 Euros. 

Se tiver interesse, pode financiar este projeto de duas formas: através de um donativo online, ou reservando o seu lugar na próxima Aventura Solidária ao Senegal.


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>