“Marias em Ação” salvam vidas em tempo de pandemia

Mulheres empoderadas mudam os seus mundos, mesmo em tempo de pandemia. Foi no Brasil que as “Marias em Ação”, da ACOM – Associação Comunitária de Milagres, ajudaram cerca de 1600 mulheres a combater a pobreza e a Covid-19, tanto nas comunidades rurais, como urbanas.

As “Marias em Ação” empoderaram e salvaram milhares de vidas afetadas pela Covid-19 no município de Milagres, no estado do Ceará, no Brasil. Em simples e tradicionais “conversas de roda”, através do Instagram e Facebook, do site www.acommilagres.com ou de programas transmitidos nas Rádios FM Som da Terra e Livre FM, cerca de 1600 mulheres fortaleceram o seu papel no empreendedorismo e liderança em tempo de pandemia (80 de forma direta, 1500 indiretamente).

Financiado a 100% pela AMI, com um valor de 4.890,00 euros, “Marias em Ação” chegou ao fim, mas, as palavras e os atos de avós, mães, irmãs e filhas continuam diligentes no dia-a-dia. O projeto teve início em julho de 2021, em parceria com a ACOM-Associação Comunitária de Milagres, com um planeamento inicial de oito meses sendo, depois, prolongado até agosto de 2022.

Entre julho e outubro, numa primeira fase, “Marias em Ação” contemplou a realização de três cursos voltados para a inserção das mulheres no mercado de trabalho, nas áreas da culinária, do artesanato e do marketing digital; além das gravações para o programa de rádio “Voz das Marias”, que tem papel importante na sensibilização para os direitos das mulheres, tanto a nível local como regional.

O investimento no fortalecimento do grupo de mulheres ativistas esteve presente em 23 polos estratégicos no município de Milagres, e contou com a participação e envolvimento de líderes comunitárias de diferentes zonas urbanas, periféricas e rurais do município, empenhadas na defesa dos direitos da mulher sob o lema “Marias apoiam Marias”.

Durante a segunda fase do projeto, desenvolvida de novembro 2021 a março de 2022, foram realizadas “rodas de conversa” entre uma psicóloga, uma assistente social, uma enfermeira e um grupo de gestantes. Destaca-se ainda o acompanhamento de enfermagem e psicologia às mulheres do município de Milagres e a realização de uma palestra sobre empreendedorismo e distribuição de refeições.


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>