Incêndios 2017: a nossa gota de água…

Preocupada com as sérias e desoladoras consequências dos incêndios que assolaram o país no verão de 2017, e não podendo ficar indiferente, a AMI decidiu apoiar o esforço de reconstrução, financiando a recuperação da casa de uma família de Pedrógão Grande e investindo na reflorestação de áreas ardidas em Gouveia. 

Graças a uma campanha de conversão de pontos telemóvel promovida pela Altice no rescaldo dos incêndios de junho e outubro, foi possível angariar um total de €10.500, que permitiram financiar, em colaboração com a Câmara Municipal de Pedrógão Grande, a reconstrução, já em curso, da habitação de uma família atingida pelos incêndios.

A generosidade dos clientes da Altice possibilitou, ainda, cofinanciar um fundo de emergência no valor de €30.000 anuais que a AMI decidiu lançar para financiamento de projetos que tenham como objetivo atenuar as consequências humanas e ambientais da devastação causada pelo fogo. Em 2018, esse fundo foi aplicado na recuperação da paisagem ardida num terreno de 3 hectares em Folgosinho, Gouveia.

A ação incluiu a limpeza da área ardida a intervencionar, que contou com a ajuda de voluntários locais dinamizados pela associação Folgonatur; a plantação de espécies arbóreas autóctones (carvalho-negral, castanheiro e bétula); e a aplicação de bolas de sementes produzidas em Portugal e aplicadas com recurso ao uso de drones, uma técnica inédita em Portugal, cujo alcance e precisão são consideravelmente superiores e que permite o controle de fileiras e o acesso a zonas de relevo acentuado. Seis meses depois, já é possível ver as primeiras folhas a despontar em Folgosinho.

Sabemos que as nossas ações são apenas gotas de água face ao cenário dantesco provocado pelos incêndios de 2017 em Portugal, mas estamos muito gratos por poder participar no tão premente e necessário esforço de reconstrução. Obrigado a todos os que fizeram parte desta missão!