Fundação AMI abre conferência do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas sobre operações aéreas humanitárias

Evento reuniu atores no sector da aviação, entre companhias aéreas, organizações internacionais e autoridades da aviação civil.

Lisboa acolheu, entre os dias 11 e 13 de outubro, no Ritz Four Seasons Hotel, a 9ª Global Humanitarian Aviation Conference & Exhibition (GHAC), numa iniciativa do Programa Alimentar Mundial (PAM), das Nações Unidas. A conferência, com o mote “Ajuda vinda do céu”, teve o objetivo de discutir a segurança nas operações humanitárias aéreas, além dos avanços no sector da aviação. Participaram no evento duas centenas de especialistas de todo o Mundo, orientados pelas normas e práticas recomendadas (SARPs) pela International Civil Aviation Organization (ICAO) – agência especializada das Nações Unidas –, a favor de um sector de aviação civil seguro, eficiente, economicamente sustentável e ambientalmente responsável.

Convidado a falar na cerimónia de abertura, o fundador e presidente da Fundação AMI, Prof. Doutor Fernando Nobre, alertou para os desafios das empresas, organizações não-governamentais, governos, entre outras entidades, para responder aos impactos das alterações climáticas. “Os tempos mudaram, não tenho dúvida, e nós estamos a ver que as alterações climáticas estão a afetar todos nós. Nos próximos cinco a trinta anos, infelizmente, os fenómenos climatéricos extremos serão cada vez mais frequentes e violentos. Todos nós, agências das Nações Unidas, empresários, Estados e ONG como a minha Fundação, seremos poucos para resolver todo o impacto das alterações climáticas no mundo”, afirmou.

Em 2016, as atividades do sector da Aviação do PAM alcançaram 36 países. Estas operações contribuíram significativamente para a entrega de alimentos e outros produtos de assistência a mais de mil organizações. Em nome da agência, Cesar Arroyo, chefe do Serviço de Aviação, lembrou a influência do apoio aéreo nas Filipinas em cenários de desastres naturais. Já a secretária de Estado da Indústria do governo português, Dra Ana Lehmann, referiu o avanço da aeronáutica portuguesa e da importância para o país em acolher eventos como este. O presidente da Comissão de Assuntos Económicos da Assembleia da República, Helder Amaral, referiu-se ao Prof.
Doutor Fernando Nobre como “força da natureza que nos inspira”. “Mais importante que as toneladas transportadas é o que cada indivíduo consegue perceber no terreno”, disse.

O evento, que contou também com o patrocínio da AMI, teve o apoio da United Arab Emirates General Civil Aviation Authority (UAE GCAA), International Civil Aviation Organization (ICAO), Federal Aviation Administration of the United States (FAA), European Aviation Safety Agency (EASA), Flight Safety Foundation (FSF), International Committee of the Red Cross (ICRC), Pilotos do Mundo, entre outras organizações.