Exposição de fotografia “Um Click pela Inclusão Social” até 20 janeiro

Utilizar a fotografia como instrumento de inclusão e de estímulo da criatividade, promovendo as competências e a capacitação de jovens entre os 15 e 27 anos foi o propósito deste projeto de intervenção social.

Com inauguração marcada para sexta-feira, dia 13 de janeiro, a exposição patente no centro comercial Alegro Alfragide, vai agora dar a conhecer o trabalho artístico dos alunos deste projeto, através das suas fotografias.

Um Click pela Inclusão Social é uma proposta de intervenção social promovida pela Fundação AMI e financiada pela Fundação Jumbo para a Juventude, que utiliza a fotografia participativa como um instrumento de inclusão, de diálogo intercultural, e de estimulação da criatividade, através de técnicas de promoção de empowerment individual e comunitário. O projeto culminou com o desenvolvimento de um projeto final de curso que resulta agora nesta exposição fotográfica e na criação de uma Bolsa Social de Fotógrafos.

Entre julho de 2016 e janeiro de 2017, 6 jovens do Centro Porta Amiga de Chelas (Lisboa) aderiram a esta iniciativa-piloto, tendo nesses seis meses, adquirido as competências técnicas e de criatividade que os capacitaram para encarar a fotografia como um instrumento de inclusão, participação e capacitação pessoal e profissional. Até julho, vai decorrer a fase de pós-acompanhamento do projeto, no qual serão desenvolvidos vários workshops temáticos e que versarão, entre outros temas, sobre a empregabilidade, gestão de redes sociais e de ordem técnica.

Para o segundo semestre de 2017, está já agendado o arranque da segunda edição deste projeto, desta vez em Vila Nova de Gaia.

 

“Este projeto é um excelente exemplo de como o trabalho em parceria com entidades diferentes da sociedade pode contribuir para a construção de um mundo mais justo, mais inclusivo e melhor.

A AMI acredita nas gerações mais jovens e procura, por isso, proporcionar-lhes as ferramentas necessárias para que tenham um futuro de sucesso, digno e feliz. Estes jovens demonstram que não há montanha inacessível, obstáculo inultrapassável, desafio impossível, e a AMI não poderia estar mais orgulhosa!”

Fernando de La Vieter Nobre – Presidente da Fundação AMI

 

“Para nós, este é um projeto diferenciador e inclusivo que pretende dar resposta a uma problemática social e económica emergente, nomeadamente, o desemprego e a ausência de oportunidades. Agarrando na “fotografia” como eixo profissionalizante, espera-se motivar jovens e dar-lhes competências profissionais, mas também proporcionar-lhes um aumento de confiança e de determinação, competências sociais fundamentais para um futuro com mais oportunidades e sucessos. Estou certa que este será um curso completo, enriquecedor e que marcará a vida destes jovens!”

Clara Costa – Fundação Jumbo para a Juventude em Portugal

 

“A Restart decidiu apoiar o projeto da AMI, pois está alinhado tanto na missão como nos valores que a Restart representa, não só como escola de formação de referência na área de Fotografia, mas também nos deveres que tem, enquanto polo dinamizador e promotor do desenvolvimento social. É através de parcerias como esta que conseguimos democratizar o acesso a formação técnica profissional com os melhores equipamentos e formadores. Esperemos que os alunos aproveitem a oportunidade que lhes é dada e absorvam cada momento de formação que poderá representar um momento de viragem nas suas vidas.”

Miguel Tavares Gomes – Coordenador de Comunicação Restart

 

Programa de 13 de janeiro:

16h45 – Welcome Coffee

17h00 – Sessão inaugural

Presidente da AMI – Fernando Nobre
Diretor Geral da Auchan Portugal Hipermercados – Américo Ribeiro
Diretora do Centro Comercial Alegro Alfragide – Sónia Pepe

17h00 – Apresentação “Um click pela Inclusão Social” | Diretora-adjunta do Departamento de Ação Social – Ana Nascimento

17h10 – Entrega de diplomas | Comunicação dos Prémios de Mérito

17h25 – Visita à exposição