Dia da Liga para a Inclusão Social

A Liga para a Inclusão Social é um projecto de parceria interinstitucional, desenvolvido solidariamente, desde o início de 2009, por mais de duas dezenas de Instituições Públicas e Privadas da Zona Norte do nosso país, todas elas de reconhecida idoneidade e com intervenção numa (ou várias) das seguintes áreas de exclusão: Sem Abrigo e Precariedade; Saúde Mental e Psiquiatria; Comportamentos Aditivos e Dependências; e Reclusão.

Todas as Instituições participantes integram a Comissão Organizadora deste projecto e assumem, desta forma, igual responsabilidade na sua organização e implementação.

O objectivo principal desta plataforma interinstitucional, de carácter inovador, é contribuir para a inclusão social de pessoas excluídas ou em risco de exclusão social, através da organização, desenvolvimento, implementação e promoção de Projectos de Inclusão Social (PIN’s) em diferentes âmbitos como sejam o Desporto, a Música, a Dança, as Artes Plásticas, o Teatro, o Emprego, entre outros.

Nesta linha, proporcionar oportunidades de inclusão verdadeiramente adequadas às reais necessidades, limitações e competências das pessoas em situação de exclusão ou risco de exclusão social é uma obrigação assumida por todas as Instituições que integram a Liga para a Inclusão Social na tentativa de esbater as distâncias e atenuar os limites que separam a exclusão da inclusão social.

Encarando a exclusão social como o ponto final de um percurso, mais ou menos longo, de progressivo afastamento entre o indivíduo e a sociedade, a Liga para a Inclusão Social e os projectos que desenvolve surgem, precisamente, como mais um meio para antes de tudo travar e depois inverter esse movimento de afastamento transformando-o num movimento de aproximação recíproca entre a sociedade e o indivíduo.

A excepcional capacidade de mobilização deste projecto, demonstrada desde o seu início, permitiu-lhe atingir um impacto social verdadeiramente surpreendente que superou todas as melhores expectativas das Instituições envolvidas.

Este impacto reflecte-se, a nível individual, pelos efeitos terapêuticos positivos verificados em cada um dos utentes participantes nos diferentes PIN’s desenvolvidos até ao momento. Todos os relatos das Instituições envolvidas apontam inequivocamente para a existência de benefícios para a qualidade de vida das pessoas envolvidas. Os benefícios verificam-se em diversos parâmetros como sejam: a condição física; a adopção de estilos de vida saudáveis; a auto estima; o sentimento de pertença e a socialização; a organização pessoal; o trabalho em equipa; a vontade de vencer; o respeito pelo próximo; o sentimento de igualdade…

O impacto faz-se igualmente sentir a nível social, pela extraordinária adesão de todos os quadrantes da sociedade, permitindo difundir a necessidade de uma mudança na forma como a sociedade olha os seus excluídos, combatendo preconceitos, estigmas e estereótipos negativos, e, sobretudo, abrindo novas perspectivas de inclusão social. A transversalidade do apoio social recebido por este projecto manifesta-se através do incentivo e da colaboração dos mais diversas áreas. Desde o mercado empresarial, passando por Instituições Públicas e

Privadas, Comunicação Social e Personalidades de maior notoriedade social das mais variadas áreas, todos têm dedicado enorme interesse e entusiasmo à Liga para a Inclusão Social.

O sucesso alcançado até ao momento, decorrente em larga medida do extraordinário espírito de cooperação interinstitucional existente, impulsiona a Liga para a Inclusão Social no sentido de reforçar a sua capacidade de intervenção social nestes tempos de crise económica e social generalizada através da implementação de mais e melhores projectos de inclusão social.