Covid-19: A Missão da AMI continua, em Portugal e no Mundo

Perante o cenário de pandemia que o Mundo enfrenta, a AMI continua a garantir todo o apoio à população vulnerável que recorre aos seus serviços, e até o reforçou, tendo definido medidas de contingência claras e preventivas em todas as suas infraestruturas em Portugal para a defesa e proteção da saúde tanto dos beneficiários como dos seus colaboradores. Além disso, a AMI assume igualmente a sua responsabilidade para com os parceiros internacionais que, infelizmente em alguns casos, já enfrentam as graves consequências da epidemia no seu país.

Assim, em Portugal mantêm-se os atendimentos de acompanhamento social, o serviço de apoio domiciliário, e as equipas de rua de atendimento à população em situação de sem-abrigo permanecem ativas e em estreita colaboração com as instituições que trabalham em rede no apoio a esta população. O serviço de refeitório foi reduzido presencialmente, respeitando todas as normas de segurança, privilegiando-se a entrega de refeições para levar. Já a distribuição alimentar é feita com os protocolos de contingência em vigor, sendo momento também para a promoção da sensibilização dos beneficiários para os cuidados a ter para se protegerem do contágio.

Face à vulnerabilidade da população idosa e de outros grupos de risco à Covid-19, a AMI está a promover uma iniciativa de apoio aos seus beneficiários em Portugal, que vivem em situação de exclusão social, sem qualquer rede de apoio familiar, de forma a evitar que saiam de casa. O projeto “Os AMIgos são para as Ocasiões” promove a angariação de fundos para que voluntários possam fazer as compras e levar alimentos e outros bens essenciais aos beneficiários dos equipamentos sociais da AMI mais vulneráveis à Covid-19.

Os Abrigos Noturnos de Lisboa e Porto passaram a estar abertos 24 horas por dia, uma vez que os residentes têm as suas saídas limitadas face às medidas impostas pelo Estado de Emergência.

A AMI está ainda a envidar todos os esforços para dar resposta aos vários apelos de estruturas de saúde e outros grupos que se mobilizaram para encontrar soluções de combate à Covid-19, tendo já cedido 2 tendas ao hospital de Setúbal para triagem de utentes suspeitos/infetados com Covid-19, e estando em conversações com parceiros nacionais e internacionais para a disponibilização de materiais que poderão ser utilizados na conceção de equipamentos de proteção.

Por outro lado, vários parceiros internacionais da AMI começaram já a solicitar apoio para fazer face à epidemia, uma vez que todos residem em contextos particularmente frágeis e sem acesso aos recursos necessários para se protegerem devidamente. A AMI está, assim, a direcionar o financiamento atribuído a estes parceiros para projetos de sensibilização e combate à Covid-19.

Este esforço suplementar representa um enorme desafio para a AMI, não só em termos humanos mas também económicos, pelo que apela ao donativo, nas diferentes formas que tem disponíveis:

Donativo online em https://ami.org.pt/donativo

MB WAY
962 777 431

Transferência Bancária
(Novo Banco) IBAN PT50 0007 0015 0027 7810 00979

Em Portugal e no Mundo, a missão da AMI continua!

 


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>