Com as escolas pelos jovens

ami nas escolas

A AMI tem trabalhado ao longo dos anos para garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, promover a igualdade de oportunidades de aprendizagem para todas as crianças e jovens em Portugal, mas também incentivar a sua participação ativa na sociedade.

Partindo desta premissa, desde 1995 têm sido realizadas sessões de sensibilização, informação e divulgação nas escolas do país, de forma a alertar os alunos para temas cruciais da nossa sociedade. Temas como os Direitos Humanos, Cooperação para o Desenvolvimento, Cidadania e Desenvolvimento, Solidariedade Social, Voluntariado, ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milénio e os atuais ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

ODM e ODS

Em 2009, a AMI começou a realizar sessões objetivas sobre os ODM nas escolas do país. Entre 2015 e 2016, e no seguimento da integração deste tema nos conteúdos programáticos da disciplina de geografia do 9º ano, estabeleceu-se uma parceria com a Plátano Editora.

Mais tarde, e com o objetivo de promover a disseminação da mensagem da Agenda 2030, foi implementado entre junho de 2018 e maio de 2019, o projeto “Seminários ODS em Ação nas Escolas Portuguesas”, com o cofinanciamento do Instituto Camões, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais informada e ativa na promoção do desenvolvimento sustentável e no respeito pelos Direitos Humanos no contexto escolar nacional. Na primeira fase do projeto, ainda em 2018, foram elaborados materiais didáticos e realizadas sessões de informação junto dos professores em vários pontos do país, de forma a apresentar-lhes o projeto e a convidá-los a levar as sessões ODS para as suas escolas. No total, foram realizadas 13 sessões a 306 professores. Numa segunda fase, durante o ano letivo 2018/2019, decorreram os seminários sobre os ODS nas escolas, dirigidos maioritariamente aos alunos do 5º e do 9º ano, mas que acabou também por abranger alunos de outros anos. No total, realizaram-se 171 sessões para 7.426 alunos em 13 distritos do país e ainda nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

No ano letivo 2018/2019, mais de 160 estabelecimentos de ensino a nível nacional foram visitados pela organização, dando a conhecer aos alunos o trabalho desenvolvido pela AMI e sensibilizando-os sobre variados temas, entre os quais: Voluntariado, Direitos Humanos, Cidadania Para o Desenvolvimento e os ODS.

O futuro da educação

Uma vez que os jovens são importantes atores de mudança, razão que nos leva a continuar a percorrer os estabelecimentos de ensino do país, desde o ensino básico às Universidades, passando por estabelecimentos de ensino privados e escolas profissionais, houve a necessidade de se criar materiais pedagógicos de suporte abordando as áreas temáticas de forma dinâmica, alinhando-os sempre que possível, com os conteúdos programáticos.

Devido à crise de saúde global, causada pelo novo coronavírus, em março de 2020 todas as atividades nas escolas foram suspensas temporariamente. É imperativo, por isso, que sejam repensadas as formas de ensino e de aprendizagem convencionais, por métodos alternativos ao regime presencial, em formato de sala de aula e numa dinâmica de grupo, sem prejudicar o acesso à educação de nenhum jovem e a sua capacidade de aprender.

 

Saiba mais sobre a ação da AMI nas escolas.

 


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>