Atualização da missão de emergência da AMI a Moçambique

bens_ami_mocambique

Depois da passagem do ciclone Idai, que assolou Moçambique com uma das piores tempestades de sempre no Hemisfério Sul, uma equipa da AMI deslocou-se de imediato para o terreno para se juntar ao esforço de resposta à catástrofe.

Encontra-se já no terreno uma equipa operacional de 7 elementos (2 gestoras de projeto e 5 logísticos) para a organização da missão de ajuda humanitária.  Uma segunda equipa de 5 elementos chefiada pelo Presidente da AMI, Fernando Nobre, juntar-se-á no próximo domingo, estando prevista a chegada ao terreno de mais um elemento no decorrer da próxima semana.

No total, 13 elementos irão trabalhar no apoio às populações, numa missão que inclui 2 gestores de projeto, 5 logísticos, 4 médicos e 2 enfermeiros.

Numa primeira fase, já foram compradas no terreno 3,5 toneladas de bens alimentares essenciais: arroz, farinha de milho, sal, açúcar, óleo e água, que vão começar a ser distribuídas à população afetada.

A missão está prevista durar entre 1 a 3 meses, em função das necessidades, esperando-se custos na ordem dos 100.000 a 300.000 euros.

A AMI tem um historial de 30 anos de presença em Moçambique, quer em missões de emergência (Campos de Refugiados e Acantonamentos de desmobilização militar durante e após a guerra civil, cheias de 2000 e 2012), quer em missões de desenvolvimento em várias províncias, através dos PIPOL (Projetos Internacionais em parceria com organizações locais).

Partida da equipa para Moçambique:

Domingo, 24/3 às 17h00
Aeroporto de Lisboa
Local de encontro: balcão do check in TAP, 14h00

 

Existem várias formas de participar no esforço de ajuda à população de Moçambique que foi afetada pelo ciclone Idai:

  • Partilhar as nossas publicações nas redes sociais, através de Facebook ou Instagram
  • Transferência Bancária
    IBAN: PT50 0007 0015 0040 0000 00672
    Swift: BESCPTPL
    Morada: Rua José do Patrocínio, 49 1959-003 LISBOA
    Agência: Camões
  • MBWay
    962 777 431
  • Multibanco
    Entidade: 20 909
    Referência: 909 909 909
  • Online
    https://ami.org.pt/mocambique
  • Pontos MEO
    Emergência: Moçambique
    Pontos a doar: 100 = Donativo €3 
  • Lojas FNAC
    Para ajudar basta dirigir-se a uma caixa de pagamento e pedir para passar o código “Missão Moçambique” indicando o valor com que quer contribuir para esta causa. Podem ser feitas doações a partir de 1€. Em 28 lojas FNAC estarão também disponíveis mealheiros da AMI onde os clientes podem deixar o seu donativo.

Só com o seu apoio esta missão pode continuar!


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>