AMI cria Fundo de Emergência Incêndios e promove ação de reflorestação em Gouveia com “drones”

reflorestacao_ecoetica_ami

Preocupada com as consequências dos incêndios que assolaram o país, a AMI decidiu criar um fundo de emergência que está a ser aplicado na recuperação da paisagem ardida num terreno em Folgosinho, Gouveia, uma zona particularmente afetada pelos incêndios que afetaram o país no Verão de 2017.

A ação inclui a limpeza da área ardida a intervencionar, sendo o solo remexido em seguida, com o objetivo de o preparar para receber as plantações; a plantação de espécies arbóreas autóctones (carvalho-negral, castanheiro e bétula); e a aplicação de bombas de sementes, cujo propósito será recuperar o coberto vegetal na área intervencionada, contribuindo para a proteção do solo limpo e lavrado.

Refira-se que as bombas de sementes são produzidas em Portugal e serão aplicadas na área intervencionada no próximo dia 20 de janeiro, com recurso ao uso de drones. Trata-se de uma técnica inédita em Portugal, cujo alcance e precisão são consideravelmente superiores e que permite o controle de fileiras e o acesso a zonas de relevo acentuado. Estas bombas ou “seedballs” são adaptadas ao relevo, clima e localização e são constituídas por sementes autóctones e cobertas por argila com nutrientes.

Este fundo foi cofinanciado pela campanha promovida pela Altice, de reconversão de pontos telemóvel em donativos, sendo possível também contribuir para o mesmo através do Projeto Ecoética.