AMI assinala 40 anos de Ajuda Humanitária

ONG Portuguesa nasceu a 5 de dezembro de 1984

É já no próximo dia 5 de dezembro que a AMI (Assistência Médica Internacional) completa 40 anos.

Ao longo de quatro décadas, a AMI desenvolveu centenas de missões humanitárias em 82 países do mundo, um trabalho de apoio social ao longo de 30 anos em Portugal, projetos inovadores de proteção ambiental e de uma cidadania global solidária alicerçada na preocupação de alertar consciências para problemas urgentes da Humanidade. Contou, para isso, com uma equipa de mais de 200 colaboradores, centenas de voluntários e financiamentos, quer nacionais e internacionais, quer de empresas e particulares.

Em 40 anos, a AMI baseou a sua intervenção nas áreas da Ação Humanitária e Cooperação para o Desenvolvimento, Ação Social, Ambiente e Alertar Consciências, num total de 82 países, mais precisamente 31 países de África, 16 da América, 15 da Ásia e Oceania, 10 da Europa e 10 do Médio Oriente, num total de mais de 460 projetos e mais de 780 expatriados enviados para o terreno, tendo sido apoiados mais de 7 milhões de pessoas. A primeira missão arrancou em 1987 na Guiné-Bissau.

Em Portugal, a AMI começou a atuar em 1994, ano em que abriu o primeiro Centro Porta Amiga, localizado nas Olaias, em Lisboa. Desde então, e face às necessidades existentes no país, a AMI lançou vários equipamentos sociais e desenvolveu várias respostas em todo o país, nomeadamente 9 Centros Porta Amiga, 2 Abrigos Noturnos, 2 Equipas de Rua, 1 Equipa de Apoio Domiciliário e 1 polo de distribuição alimentar. Desde 1994, já foram apoiadas mais de 80.000 pessoas pela AMI em Portugal, das quais 14.229 em situação de sem-abrigo.

Assente na premissa de que um futuro mais justo e digno para todos é indissociável de um planeta mais sustentável, a AMI tem vindo a desenvolver também diversos projetos na área ambiental, designadamente na área da recolha de resíduos para reciclagem e reutilização, reflorestação e energias renováveis. Foram já angariadas 1.700 toneladas de radiografias, quase 2.000 toneladas de óleo alimentar usado, mais de 400 mil quilos de papel e cartão e mais de 16 mil quilos de resíduos elétricos e eletrónicos; e reflorestados mais de 410 mil metros quadrados de terreno em Portugal.

Em 40 anos, a AMI recebeu vários reconhecimentos nacionais e internacionais pelo trabalho desenvolvido, sendo de destacar o Diploma de “Honra ao Mérito” atribuído à AMI pelo Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau, em 1990, o Reconhecimento atribuído pela Commonwealth of Massachussets pela ação humanitária a favor das vítimas da guerra e da pobreza em todo o mundo em 2004 , o  Prémio “Direitos Humanos” atribuído pela Assembleia da República em 2004, o Prémio Especial de Solidariedade Superbrands | RTP+ em 2016, e o Prémio 5 Estrelas nas categorias “Confiança e Inovação” em 2018.

O Fundador e Presidente da AMI, Prof. Doutor Fernando Nobre, foi, ainda, condecorado por Portugal como Grande Oficial da Ordem do Mérito, pela França, como Cavaleiro e Oficial da Legião de Honra, pelo Senegal, como Cavaleiro da Ordem Nacional do Leão e pela Bélgica, como Comendador da Ordem da Coroa da Bélgica.

A AMI tem ainda Estatuto Consultivo Especial junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) desde 2008.

Alicerçada neste marco de 40 Anos, a AMI quer continuar a passar fronteiras para levar ajuda humanitária e ao desenvolvimento aos quatro cantos do mundo, e combater a pobreza e a exclusão social em Portugal.

As comemorações da efeméride decorrerão ao longo de um ano, terminando no início de dezembro de 2025.


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>