“Agir sem Desperdício Alimentar” é “alimentar-se bem no direito a uma vida digna”

E se um risotto ajudar a promover a alimentação saudável e evitar o desperdício? A AMI, a Fundação Ageas e a Vitamimos colocaram a receita em prática e os alimentos distribuídos pelo Programa Operacional de Apoio às Pessoas mais Carenciadas (POAPMC) ganharam novas formas e sabores. Em casa dos beneficiários “Agir Sem Desperdício Alimentar” já é um lema e novas receitas não param de surgir.

Os olhos atentos de Fátima e Adélia a cada movimento da nutricionista acompanham a preparação de um risotto, receita que nunca tinham experimentado e aceitam agora como “uma boa proposta para colocar as crianças a comer legumes e aproveitar para fugir à carne ou peixe, com a certeza de que se alimentam bem, no direito a uma vida digna”. São beneficiárias de apoio alimentar no Centro Porta Amiga do Porto da AMI, onde levantam mensalmente o cabaz do Programa Operacional de Apoio às Pessoas mais Carenciadas.

De acordo com a Direção-Geral de Saúde, o cabaz deste programa inclui, em Portugal Continental, 25 géneros alimentares: leite e queijo meio gordo, arroz, massa, cereais de pequeno-almoço, tostas, bolacha maria, feijão em lata, grão-de-bico em lata, ervilhas em lata, frango inteiro congelado, pescada congelada, atum em lata, sardinha, cavala em lata, tomate pelado, mistura de vegetais para sopa ou brócolos, feijão verde ou espinafres, cenoura ou alho francês, azeite, creme vegetal e marmelada.

Devido à dificuldade que os beneficiários do programa alimentar enfrentam na gestão sustentável da quantidade de legumes ou cerais incluídos no cabaz, sendo a quantidade proporcional ao agregado familiar, a AMI desenvolveu o projeto “Agir Sem Desperdício Alimentar”, financiado pela Fundação Ageas, em outubro de 2019, para que, através de receitas e estratégias de armazenamento, o desperdício alimentar seja minimizado e o lema da alimentação saudável garantido.

O projeto tem como parceiros a Fundação Ageas, que financia a iniciativa, a Vitamimos, como parceiro de implementação e a The Equal Food Co. que “salva frutas legumes e frutas (im)perfeitos” e doou cabazes alimentares.

Com atividade dedicada à educação alimentar nas escolas, organizações não governamentais e instituições particulares de solidariedade social, através de uma equipa de nutricionistas, a Vitamimos apresenta receitas alternativas em sessões de esclarecimento nos Centros Porta Amiga da AMI, de norte a sul.

“Receitas que permitem explorar todas as possibilidades que os alimentos têm, desde a casca à polpa, no caso das frutas, e desde uma peça de carne inteira às possibilidades de transformar uma sobra num resultado mais processado, como um empadão ou um estufado”, explica Carolina Ribeiro, nutricionista da Vitamimos.

Há receitas que se revelam novidades como um risotto, a granola caseira, “o objetivo é demonstrar que mesmo os legumes ou cereais, quando estão em grande quantidade na dispensa ou no congelador podem ser utilizados de diferentes formas”.

Em 2022, o projeto incluiu três workshops, o último tem o Natal como tema, decorre nos dias 5, 6, 7 e 13 de dezembro e 2 de janeiro, e Carolina Ribeiro considera que “a continuidade ao longo do ano, em diferentes momentos, permite acompanhar o à-vontade do público com novas receitas e alimentos, sem medo de arriscar e reaproveitar”.

No primeiro workshop, a ementa incluiu uma feijoada, mini pizzas e uma sobremesa de choco flakes. No segundo, um risoto de ervilhas e para sobremesa bananito com granola. Quanto às próximas receitas são surpresas relacionadas com o Natal que vão incluir bacalhau, grão e ovos, “confecionados de forma diferente da tradicional”.

Com idades compreendidas entre os 15 e os 70 anos, “a reação do público a este projeto tem sido muito positiva”, avalia Carolina Ribeiro. No final de cada apresentação “tem sido habitual os beneficiários comentarem que gostam de saborear receitas novas e de colocar em prática, em casa, o que aprendem nos workshops, inclusive nas diferentes formas de apresentar os legumes às crianças”.

A primeira edição do projeto incluiu 30 workshops, durante os quais foram confecionadas 25 receitas e doados 99 cabazes alimentares aos beneficiários participantes. Em 2021 foram implementados workshops de Natal nos Centros Porta Amiga das Olaias e Cascais, para um total de 26 participantes.

A segunda edição do programa, organizada ao longo de 2022, passa pelos Centros Porta Amiga de Coimbra, Vila Nova de Gaia e Porto.

Fotografia: AMI


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>