9.ª Edição da Campanha Solidária Jumbo/AMI – Vales Escolares

O que é?

A Campanha Solidária de material Escolar a nível nacional foi proposta pela AMI a pedido do Jumbo e consiste na entrega de material escolar a 3.443 crianças e jovens apoiados em Portugal nos 9 centros Porta Amiga da AMI no âmbito da Luta Contra a Pobreza e especificamente o combate ao abandono escolar por falta de meios.

Mecânica da Campanha

De 21 de agosto a 2 de setembro as lojas Jumbo e Pão de Açúcar, disponibilizam para venda vales escolares de 1 a 5€ que são aplicados em material que as lojas se comprometem a duplicar. Esta Campanha solidária escolar decorre anualmente desde 2009 e foi criada para assegurar o acesso dos filhos de beneficiários apoiados pela AMI a material novo para a escola.

Mas por trás desta ação há um trabalho longo que fazemos com as famílias. As assistentes sociais que as acompanham garantem o acesso ao material e as famílias assumindo o compromisso em relação ao aproveitamento escolar. Esta ajuda escolar permite libertar as famílias deste encargo.

Para além deste apoio, junto destas crianças temos vários tipos de intervenção: apoio às famílias (pode até ser alimentação mais adequada para as crianças), o projeto dedicado à prevenção da exclusão social em que apoiamos cerca de 150 crianças de forma mais específica (uma forma de ATL com apoio escolar, psicológico, organização de saídas, etc.).

Estas parcerias são muito importantes porque o abandono escolar também é combatido com estas iniciativas. Ao longo das 8 edições anteriores foram angariados mais de 1 milhão de euros em material escolar e apoiadas mais de 28.000 crianças.

Qual o impacto desta recolha anual na população mais jovem (crianças dos 6 aos 18 anos)?

Esta campanha que desenvolvemos com o Jumbo é uma verdadeira campanha de solidariedade. Porque em 1º lugar identificamos as crianças beneficiárias por centro, por idade e por sexo para que todas as crianças em cada faixa etária recebam o mesmo tipo de material. É por isso que baseamos a campanha em vouchers: para adequar a oferta a cada perfil. O Jumbo duplica o material doado. No ano passado conseguimos 150.000 euros.

Depois temos todo um esforço logístico para materializar esta doação e fazê-la chegar atempadamente a cada criança de forma eficiente e padronizada. Esta parte logística também é efetuada graças aos voluntários da AMI e do Jumbo. Dias 15 e 16 de Setembro vamos fazer a triagem e separação do material e contamos com todos para ajudar (inscrições em [email protected] ). A partir de dia 18 de Setembro fazemos as entregas oficiais.

A destacar o apoio logístico imprescindível do Exército e da Marinha que disponibilizam um armazém para triar e preparar o material assim como o transporte via terrestre para os centros Porta Amiga do Norte e via marítima para os dos Açores e da Madeira.

Como pode contribuir?

A 9ª Edição da Campanha Solidária Escolar tem início a 21 de agosto e decorre até dia 2 de Setembro de 2017.

Associe-se à campanha! Contribua com a compra de um ou mais vales escolares nas lojas Jumbo e Pão de Açúcar e ajude-nos a preparar as 3.443 mochilas escolares. Seja voluntário e participe na triagem e preparação do material escolar em Lisboa dias 15 e 16 de Setembro.

Para mais informação contacte via email: [email protected]

Acompanhe também esta ação através das redes sociais AMI e Jumbo Consigo.