40.º Aniversário da AMI

A Fundação AMI (Assistência Médica Internacional) completa 40 anos no dia 5 de dezembro de 2024.

As comemorações darão então início, decorrendo ao longo de um ano, terminando no início de dezembro de 2025.

É riquíssima a história destas quatro décadas, com centenas de missões humanitárias em 82 países do mundo, um trabalho de apoio social ao longo de 30 anos em Portugal, projetos inovadores de proteção ambiental e de uma cidadania global solidária alicerçada na preocupação de alertar consciências para problemas urgentes da Humanidade. Tudo, graças a uma equipa de mais de 200 colaboradores, centenas de voluntários e financiamentos, quer nacionais e internacionais, quer de empresas e particulares. 

Em 40 anos, a AMI desenvolveu a sua intervenção nas áreas da Ação Humanitária e Cooperação para o Desenvolvimento, Ação Social, Ambiente e Alertar Consciências, mais precisamente 31 missões em África, 16 na América, 15 na Ásia e Oceania, 10 na Europa e 10 no Médio Oriente, num total de mais de 460 projetos e mais de 780 expatriados enviados para o terreno, tendo sido apoiados mais de 7 milhões de pessoas. A primeira missão arrancou em 1987 na Guiné-Bissau.

Na área internacional, a AMI desenvolve três grandes tipos de intervenções, designadamente, Missões de Emergência, Missões de Desenvolvimento com equipas expatriadas e Projetos Internacionais em Parceria com Organizações Locais (PIPOL).

Em Portugal, a AMI começou a atuar em 1994, ano em que abriu o primeiro Centro Porta Amiga localizado nas Olaias, em Lisboa. Desde então, e face às necessidades existentes no país, a AMI abriu vários equipamentos sociais e desenvolveu várias respostas em todo o país, nomeadamente 9 Centros Porta Amiga (Lisboa (2), Porto, Coimbra, Almada, Cascais, Funchal, Vila Nova de Gaia, Angra do Heroísmo)​, 2 Abrigos Noturnos (Lisboa e Porto)​, 2 Equipas de Rua (Lisboa e Vila Nova de Gaia/Porto)​, 1 Equipa de Apoio Domiciliário (Lisboa)​, e 1 polo de distribuição alimentar​ (Porto)​. Desde 1994, já foram apoiadas mais de 80.000 pessoas pela AMI em Portugal, das quais 14.229 em situação de sem-abrigo.

O Acompanhamento Social realizado nos Centros Porta Amiga em Portugal é um processo que exige um rigoroso diagnóstico social, um trabalho conjunto com os beneficiários, e uma avaliação social contínua, adequada às necessidades de cada pessoa, que promova o seu bem-estar social.

E porque a AMI acredita que um futuro mais justo e digno para todos é indissociável de um planeta mais sustentável, desenvolve também vários projetos na área ambiental, designadamente na área da recolha de resíduos para reciclagem e reutilização, reflorestação e energias renováveis. Foram já recolhidas 1.700 toneladas de radiografias, quase 2.000 toneladas de óleo alimentar usado, mais de 400 mil quilos de papel e cartão e mais de 16 mil quilos de resíduos elétricos e eletrónicos; e reflorestados mais de 410 mil metros quadrados) de terreno em Portugal.

No que diz respeito a reconhecimentos nacionais e internacionais, de destacar o Diploma de “Honra ao Mérito” atribuído à AMI pelo Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau, em 1990, o Reconhecimento atribuído pela Commonwealth of Massachussets pela ação humanitária a favor das vítimas da guerra e da pobreza em todo o mundo em 2004 , ​o  Prémio “Direitos Humanos” atribuído pela Assembleia da República em 2004, o Prémio Especial de Solidariedade Superbrands | RTP+ em 2016, o Prémio 5 Estrelas nas categorias “Confiança e Inovação”​ em 2018.

O Presidente da AMI, Prof. Doutor Fernando Nobre, foi, ainda, condecorado por Portugal como Grande Oficial da Ordem do Mérito, pela França, como Cavaleiro e Oficial da Legião de Honra, pelo Senegal, como Cavaleiro da Ordem Nacional do Leão e pela Bélgica, como Comendador da Ordem da Coroa da Bélgica.

A AMI tem ainda Estatuto Consultivo Especial junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) desde 2008.

Com o Ser Humano no centro das preocupações, a AMI quer continuar a passar fronteiras para levar ajuda humanitária e ao desenvolvimento aos quatro cantos do mundo, e combater a pobreza e a exclusão social em Portugal.

Parceiros e Mecenas


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>