4.ª Edição dos Encontros Improváveis

Boa Governação – Alicerce para um Futuro Sustentável

A AMI, em parceria com a rede portuguesa do Global Compact (UN Global Compact Portuguese Network) irá promover no dia 26 de outubro de 2016, na Fundação Calouste Gulbenkian, a 4.ª edição da iniciativa “Encontros Improváveis”, este ano subordinada ao tema “Boa Governação – Alicerce para um Futuro Sustentável”.

Este evento nasceu por iniciativa da AMI, como forma de difundir o UN Global Compact, um movimento da ONU, a que a AMI aderiu em 2011, e que pretende congregar empresas e organizações da sociedade civil dispostas a alinhar, de forma voluntária, as suas estratégias e políticas com 10 princípios universalmente aceites nas áreas dos direitos humanos, práticas laborais, ambiente e anticorrupção, e a promover ações de apoio aos objetivos da ONU, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio. A primeira iniciativa decorreu em setembro de 2013 e abordou a área das práticas laborais, com o tema “Novas Formas de Organização do Trabalho”, a segunda decorreu em setembro de 2014 e abordou a área do Ambiente, com o tema “Uma Economia Verde num Mundo Azul”, e a terceira decorreu em novembro de 2015, e abordou a área dos Direitos Humanos com o tema “Direitos Humanos: Desafios Atuais na Europa e no Mundo”. O programa deste ano contará com oradores nacionais e internacionais especializados na matéria, e será constituído por 2 painéis, cujos temas serão os seguintes:

  • Painel I: Transparência e Rigor – Instrumentos de Boa Governação
  • Painel II – Boa Governação e Desenvolvimento – Um binómio incontornável

Programa Encontros Improváveis 2016

 

 

Oradores

António de Macedo Vitorino
António de Macedo Vitorino é advogado e um dos sócios fundadores da sociedade de advogados Macedo Vitorino e Associados (1996). É membro da Ordem dos Advogados desde 1989. Foi Assistente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, entre 1989 e 2002.

Licenciou-se na Universidade de Lisboa em 1989 (cum laude), tendo obtido o grau de Mestre em Direitos de Autor e Propriedade Intelectual na mesma universidade em 1994 (cum laude). Em 1998, foi escolhido pela Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa para participar no International Visitors Program e foi bolseiro do D.A.A.D. no Max Planck Institute em Munique, na Alemanha (1992).

António Vitorino tem trabalhado nas áreas de direito bancário, mercado de capitais e financiamento de projetos para bancos nacionais e estrangeiros e para empresas públicas e privadas. Foi Membro do Conselho de Administração das filiais portuguesas da United and Phillips Communications, Portugal, entre 1996 e 1998, Presidente do Conselho de Administração da Univertel – Comunicações Universais, S.A., posteriormente integrada no grupo ONO, entre 1998 e 2000, e membro fundador e diretor da Associação Portuguesa de Direito Intelectual.

António Peres Metelo
António Perez Metelo, 67 anos, licenciado em Economia pelo ISCEF (hoje, ISEG), jornalista de temas económicos desde 1978. Em televisão, trabalhou na RTP, na SIC e na TVI; na rádio, na RDP, RGT e TSF; na imprensa, no Expresso, no JN e no DN. Foi porta-voz da CML, entre 1990 e 1992, e Conselheiro para a Cooperação, na Missão de Portugal em Díli, entre 2000 e 2002. Atualmente, exerce as funções de presidente da ONGD Helpo, em regime de voluntariado. Tem 3 filhos e 4 netos.

Carl Dolan
Carl Dolan é diretor do gabinete da Transparência Internacional na UE (TI UE) em Bruxelas. Começou a colaborar no gabinete em 2011, tendo trabalhado na área da anticorrupção no sector privado. Trabalhou como policy officer com os Conselhos de Pesquisa do Reino Unido, a Comissão Europeia (DG Investigação) e o Centro Europeu de Fundações. É formado em Economia e Filosofia pela University College Dublin, na Irlanda e também estudou e ensinou Filosofia Política na Universidade de Bristol, no Reino Unido.

Carlos Gaspar
Assessor do Conselho de Administração da Fundação Oriente. Nasceu em Lisboa, em 11 de Outubro de 1950. Mestre em Ciências Politicas e Relações Internacionais, Institut d’Etudes Politiques de Paris. Doutorado em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa Antigo Conselheiro do Presidente Ramalho Eanes (1977-1986), do Presidente Mário Soares (1986-1996) e do Presidente Jorge Sampaio (1996-2006). Investigador do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa. Docente Convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Assesssor do Instituto de Defesa Nacional. Membro do European Council on Foreign Relations. Membro da International Studies Association (ISA) e da Associação Portuguesa de Ciências Políticas (APCP). Autor de O Pos-Guerra-Fria (Tinta-da-China, 2016).

Eduard Ivanov
Eduard Ivanov é um membro da equipa académica da Academia Internacional Anticorrupção (IACA) no Departamento de Compliance e Ação Coletiva e Doutor em Jurisprudência. Anteriormente, foi professor de direito internacional e Vice-Reitor da Faculdade de Direito na National Research University Higher School of Economics em Moscovo, professor visitante na DIREITO GV (Brasil), na Universidade de Nice (França) e na Universidade de Münster (Alemanha). Entre 2002-08, trabalhou no Serviço de Monitorização Financeira Federal russo (Rosfinmonitoring), e entre 2005-08 foi copresidente do Grupo de Trabalho sobre Tipologias do Grupo Eurásia para o Combate à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo. É especialista e autor publicado nas áreas de combate à corrupção, terrorismo e lavagem de dinheiro.

Gualter Crisóstomo
Gualter Crisóstomo é Diretor de Sustentabilidade Corporativa no CEiiA desde 2010. Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho e Pós-graduado em Marketing Político e Comunicação, pela Universidade independente e Pós-graduado em Administração e Políticas Públicas pelo ISCTE. Foi o primeiro civil, português, a frequentar a NATO School, na Alemanhã, o Building Integrity Course. Defensor de “ações coletivas” foi um dos principais promotores da iniciativa portuguesa “Gestão Transparente.org”. É, também, o representante do CEiiA, no International Forum on Business Ethical Conduct (IFBEC) for the Defence, Aerospace and Security Industries. Gualter Crisóstomo é o representante do CEiiA em diversas iniciativas da ONU, na área da sustentabilidade organizacional, nomeadamente UN Global Compact, Caring for Climate Iniciative (C4C) e Women’s Empowerment Principles (WEPs). Nos últimos anos tem vindo a desenvolver a sua atividade académica e profissional no campo da promoção da ética, integridade e sustentabilidade organizacional participando (individual e institucionalmente) em iniciativas nacionais e internacionais nestas áreas, nomeadamente em iniciativas do Basel Corporate Institute.

João Adelino Faria
Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, tem no currículo a passagem por vários jornais, rádios e estações de televisão. Atualmente na RTP apresenta o principal noticiário da estação, o Telejornal, e é responsável pelo programa de debate da RTP3 O Outro Lado. Apresentou e coordenou vários programas de política e economia também na RTP. Durante a última década escreveu uma crónica semanal, primeiro no Diário Económico e depois no Diário de Notícias. Foi também diretor-adjunto de informação do Rádio Clube Português onde apresentou e editou o programa Minuto a Minuto, um programa de 5 horas diárias em direto com noticiários, entrevistas, análise política e cultural. Recebeu ainda vários prémios de jornalismo com destaque para o prémio internacional de reportagem da fundação Luso-Americana em 2000 e melhor apresentador de informação televisiva atribuído pela Casa da Imprensa.

João Pedro Lopes
Como Corporate Affairs Manager, João Pedro Lopes trabalha essencialmente as áreas do discurso, desenvolvimento sustentável, estratégia ou, mais recentemente, business inteligence. Dedicando-se aos temas das tendências do sistema educativo, conceção, desenvolvimento ou distribuição de soluções tecnológicas baseadas nas TIC para Educação. Academicamente, e depois de dois anos consecutivos como aluno de mérito da Universidade do Minho, João Lopes licenciou-se em Relações Internacionais pela mesma e pós-graduou-se na mesma área pela Universidade Fernando Pessoa.

Luís Campos e Cunha
Luís Campos e Cunha foi Professor Catedrático de Economia da Universidade Nova de Lisboa, Vogal não-executivo do CA do Banco Santander Totta e Presidente da AiR351 Art in Residence. Doutorado em Columbia University, New York. Desempenhou cargos públicos como Vice-Governador do Banco de Portugal (1996-02) e, por um breve período, Ministro de Estado e Finanças (2005). Foi Vice-presidente da Fundação de Serralves e da Fundação CCB. Foi igualmente Presidentes da SEDES.

Luís de Sousa
Luís de Sousa é investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em Ciências Sociais e Políticas pelo Instituto Universitário Europeu de Florença em Julho 2002, com uma tese sobre politicas públicas de combate à corrupção. É consultor internacional e investigador correspondente da Comissão Europeia neste domínio. É também o fundador e coordenador responsável da rede de investigação sobre agências anti-corrupção (ANCORAGE-NET) e presidente da Transparência e Integridade – Associação Cívica (TIAC), ponto de contacto nacional da Transparency International.

Luís Natal Marques
Presidente do Conselho de Administração da EMEL e Presidente da SEFIN – Associação Portuguesa dos Utilizadores e Consumidores de Serviços e Produtos Financeiros. Luís Filipe Natal Marques nasceu em Portimão a 21 de março de 1956. Licenciou-se em “Economia Financeira e Internacional” pela Universidade Técnica de Lisboa – Instituto Superior de Economia e Gestão (UTL/ISEG) em 1982 e, para além de diversas especializações na área económica, é Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (UTL/ISEG). Foi docente universitário na área das economias/matemáticas no Instituto Superior de Gestão (1993/1997) e no Instituto Superior de Gestão Bancária (1999/2007). Para além da docência universitária exerceu sempre funções na área da gestão autárquica e de empresas, sendo atualmente, e desde 2007, gestor público.

Margarida Cunha
Margarida Cunha é Responsável de Compliance da Siemens Portugal desde 1 de Outubro, 2014. Começou a sua carreira na Siemens Portugal como Engenheira de Eletrónica e Telecomunicações em 1989, na área da Indústria onde foi durante vários anos responsável pelas áreas de formação, service e suporte técnico a clientes.

Mercedes Guinda
Após quatro anos de experiência profissional no sector privado nas áreas de marketing, comércio externo, gestão e auditoria interna, Mercedes Guinda juntou-se à equipa da Fundación Lealtad em 2002, como analista de ONG. Durante dois anos e meio, foi responsável por avaliar a transparência e boas práticas das ONG e contactar com novas entidades interessadas em participar no projeto da fundação. Desde 2005, é diretora do departamento de Marketing e Comunicaçao, que coordena os canais de informação da fundação, a presença nos meios de comunicação, as ações para difundir o selo de acreditação, assim como o trabalho das ONG avaliadas. Representa a fundação em foros nacionais e internacionais, e é membro do grupo de peritos em comunicação da Associação Espanhola de Fundações.

Paula Barros
Licenciada em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, possui uma Especialização em Relações Interculturais, pela Universidade Aberta de Lisboa. Detém ainda várias formações especializadas na área da gestão do ciclo do projeto, de análise e implementação de projetos de cooperação e de gestão pública. A sua experiência profissional no âmbito da Cooperação para o Desenvolvimento soma cerca de 20 anos. Ao longo da sua carreira tem assumido funções de direção em diferentes níveis e é atualmente Adjunta para a Cooperação do Conselho Diretivo do Camões, I.P. De entre os dossiers que já coordenou realçam-se a preparação de programas bilaterais de cooperação, a preparação, seguimento e monitorização de programas e projetos institucionais e concretizados em parceria com a Sociedade Civil, a representação nacional em reuniões e cimeiras multilaterais, realçando-se o quadro CPLP e Ibero-Americano, e em Grupos de Trabalho e de Peritos da União Europeia.

Pedro Madeira Rodrigues
Secretário-geral da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e da Delegação Nacional Portuguesa da Câmara de Comércio Internacional. A sua carreira profissional inclui, entre outras tarefas, a de Chefe de Gabinete do Ministro da Economia, bem como do Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia; Director de Recursos Humanos da Cap Gemini Ernst & Young e Assistente do Director de Recursos Humanos da Gás de Portugal. Licenciado em Administração e Recursos Humanos (Universidade Técnica de Lisboa); MBA (Universidade Nova de Lisboa); Programa de Desenvolvimento de Liderança (Boston Harvard University).

Victor Ângelo
Victor Ângelo foi Representante Especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (operações de paz), ao nível de sub-secretário-geral. A sua carreira nas Nações Unidas, que durou mais de 32 anos, deu-lhe uma vasta experiência em assuntos nas áreas do desenvolvimento, humanitária, de segurança e política. Durante muitos anos, foi representante sénior residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Coordenador Residente das Nações Unidas. Passou quase toda a sua carreira a trabalhar em operações no terreno. Atualmente baseado em Bruxelas, Victor Ângelo é membro do conselho de administração da Fundação suíça para a construção da paz “PeaceNexus” e conselheiro internacional sénior. Simultaneamente, é colunista de assuntos internacionais na revista Visão e comentador semanal na rádio TDM (Macau) Magazine Europa. Escreveu também vários artigos académicos.