3 de outubro – “Dia da Memória e do Acolhimento – assinalado em todas as capitais europeias

Até dia 3 de outubro será promovida a assinatura da petição para designar o dia 3 de outubro como o Dia Europeu da Memória e do Acolhimento, uma data que marca o 6.º aniversário daquele que é recordado como um dos acontecimentos mais trágicos no Mediterrâneo, que vitimou 368 migrantes (entre crianças, mulheres e homens).
No dia 3 de outubro de 2019, um grande acontecimento simultâneo em todas as capitais da União Europeia fechará a campanha europeia “No More Bricks in the Wall” promovida pelo projeto “Snapshots from the Borders” e cofinanciada pela União Europeia.

Em Lisboa, a AMI organiza o evento no Largo de S. Domingos, entre as 09h00 e as 17h00*, sendo os momentos mais emblemáticos, e com efeito surpresa, às 09h45, 11h45 e 13h45, estando já confirmadas as presenças do Presidente da Câmara de Lisboa, do Alto-Comissário para as Migrações, da Chefe da Representação da Comissão Europeia em Lisboa e do Embaixador de Itália.
O Presidente da AMI, Fernando Nobre, estará presente no local para receber todos os que queiram juntar-se à iniciativa, esperando-se a presença de figuras públicas dos mais variados quadrantes, da música à dança, do jornalismo à Economia Social.
Paralelamente, estará patente até 3 de outubro, na Igreja de S. Domingos, em Lisboa, uma exposição de fotografia do fotógrafo Alfredo Cunha, que reúne rostos de pessoas de várias nacionalidades, sendo o objetivo levar os visitantes a tentar adivinhar a nacionalidade das pessoas retratadas.

No local do evento, será, ainda, exibido o documentário “Città Giardino”, que aborda a problemática dos menores não acompanhados que chegam à Europa e são encaminhados para centros de acolhimento, que contará com o comentário do investigador Francesco Vacchiano.

Mais informações em https://ami.org.pt/wall

*Programa do Evento:
09h45 – Espetáculo de rua de sensibilização para a temática das migrações.
11h30 – Chegada dos convidados, que serão recebidos pelo Senhor Presidente da AMI, Prof. Doutor Fernando Nobre, no Largo de S. Domingos.
11h45 – Espetáculo de rua de sensibilização para a temática das migrações.
11h55 – Visita à tenda de rua na qual estará a ser exibido o documentário “Città Giardino”. O Presidente da Fundação AMI dá as boas-vindas e dá a palavra a alguns convidados. 12h15 – Intervenção do investigador Francesco Vacchiano sobre a temática do documentário.
12h40 – Visita à Exposição de Fotografia de Alfredo Cunha na Igreja de S. Domingos, acompanhada pelo Presidente da Fundação AMI.
13h45 – Espetáculo de rua de sensibilização para a temática das migrações.
15h00 – Intervenção do investigador Francesco Vacchiano sobre a temática do documentário “Città Giardino”.

 


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>