15º aniversário do Centro Porta Amiga de Vila Nova de Gaia

A 23 de dezembro de 2004 nasceu o Centro Porta Amiga de Vila Nova de Gaia, um dos equipamentos sociais criados pela AMI em Portugal, como resposta de apoio a pessoas em situação de Pobreza e Exclusão Social.

Ao longo destes 15 anos, o Centro Porta Amiga de Gaia já apoiou cerca de 9109 pessoas em situação de pobreza e exclusão social, das quais 1397 em 2018, e 758 só no primeiro semestre de 2019.

Este equipamento social proporciona várias respostas aos seus beneficiários, nomeadamente, apoio social (acompanhamentos, atendimentos e encaminhamentos), apoio psicológico, distribuição de géneros alimentares e de material escolar, treino de competências pessoais e sociais, gabinete de apoio ao emprego, dinamização de atividades lúdicas, ações de informação e sensibilização sobre temáticas diversas, roupeiro, refeitório, lavandaria e balneário, bem como um Espaço Criança direcionado aos mais novos, e uma Equipa de Rua.

A maioria dos beneficiários apoiados só no primeiro semestre de 2019 é natural de Portugal (90.9%) e 9% de outros países, sendo que 400 (52.8%) são homens e 358 (47.2%) são mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 59 anos (16.2%) e entre os 40 e os 49 (14.8%).

Muitos parabéns ao Centro Porta Amiga de Gaia por todo o trabalho desenvolvido com dedicação e empenho em prol de todos os beneficiários.


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>