1 ano depois… no Zimbabwe

Há um ano, uma equipa da AMI em missão de avaliação no Zimbabwe conheceu Maderina, uma avó de 74 anos, que havia ficado completamente cega devido a uma catarata bilateral total.

As rugas de Maderina contam histórias de uma vida difícil, mas expressam a coragem de uma mulher que perdeu 5 filhos para o flagelo do VIH/SIDA, tomou a seu cargo um neto com uma doença congénita, órfão de mãe e abandonado pelo pai, e que, apesar da idade avançada, continuou a moldar vasos de barro para ajudar a sustentar a família, até as cataratas lhe roubarem a visão.

Graças à AMI, Maderina foi operada às cataratas há 6 meses e já recuperou totalmente a visão. Retomou a sua atividade de olaria, contribuindo para o orçamento familiar, cujo agregado inclui também um filho e a mulher. Continua a cuidar do neto de 10 anos, Tariro, com o mesmo carinho de sempre, mas com uma maior autonomia.

Para além deste apoio pontual a Maderina, a AMI financia um projeto no país, através do qual Tariro dispõe agora de uma cadeira de rodas, participa em sessões de reabilitação e tem aulas, sendo evidente a melhoria da sua qualidade de vida.

Este é um exemplo de como continuamos a agir, a mudar e a integrar, para a construção de um Mundo melhor!