Numa região onde a pobreza agravada pelas cheias impera, os sonhos ainda conseguem emergir

Uma equipa da AMI, em missão de avaliação ao terreno, partilhou algumas imagens do distrito de Howrah, cujas aldeias ficam alagadas durante 3 a 4 meses e com o nível da água cada vez maior de ano para ano. Estragam-se as colheitas, as estradas ficam intransitáveis e as casas inabitáveis. As doenças hídricas propagam-se. Os poços de água ficam inacessíveis. As casas de colmo não resistem às chuvas cada vez mais intensas. 

No entanto, as casas de tijolo construídas com o financiamento da AMI resistem passados 27 anos.

A prevenção implica elevar as casas, os poços, os celeiros e ainda produzir mais para os meses difíceis que se avizinham.

As cheias estão para breve e vão invadir a terra até onde a vista alcança.

Porém, numa região onde a pobreza agravada pelas cheias impera, os sonhos ainda conseguem emergir.

Bubai Sadhukhan vive numa aldeia severamente afectada todos os anos pelas cheias no Nordeste da Índia. Sonha com a carreira militar.

Krishanu Dalui quer ser Poeta.

Samrat Santra sonha ser Engenheiro para solucionar os problemas das cheias.

Jit Santra não hesita um segundo: quer ser Médico.

Akash Dalui quer ser Polícia.

    

Localizado numa zona de extrema vulnerabilidade, atravessada por quatro grandes rios – o Hoogly, o Mundeswari, o Rupnarayan e o Damodar – o distrito de Howrah é altamente atingido pelas monções e consequentes cheias, cada vez mais duradouras e extensas. As comunidades que ali residem passam todos os anos por enormes perdas humanas e materiais drásticas que importa atenuar. É com esse objetivo, o de reduzir a vulnerabilidade da população do distrito de Howrah ao impacto das catástrofes naturais que a KBMBS em parceria com a AMI, criou e está a implementar o projeto ” SAMPURNA – gestão e prevenção de desastres”.