O que são os Centros Porta Amiga?
Os Centros Porta Amiga da AMI são equipamentos de apoio social distribuídos por diversos pontos do país que se dedicam a apoiar e acompanhar pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade económica e em situação de exclusão social.
Estes são centros multidisciplinares que oferecem um conjunto de respostas adequadas às necessidades fundamentais de cada pessoa, tendo em conta as suas circunstâncias e contexto de vida.
Atualmente, a AMI conta com 15 equipamentos e respostas sociais em Portugal, que se dividem por:
9 Centros Porta Amiga:
- Lisboa – Olaias
- Lisboa – Chelas
- Almada
- Cascais
- Coimbra
- Porto
- Vila Nova de Gaia
- Funchal
- Angra do Heroísmo
1 abrigo noturno:
2 equipas de rua:
1 serviço de apoio domiciliário:
1 polo de receção de alimentos
Qual o objetivo dos Centros Porta Amiga?
Em qualquer dos equipamentos é disponibilizado um acompanhamento prolongado por parte de uma equipa de técnicos especializados com o intuito de construir um plano de melhoria das condições de vida de quem é sinalizado ou quem procura diretamente estes serviços e promover a sua reinserção social.
Que serviços estão disponíveis?
Estes equipamentos e respostas sociais desenvolvem um conjunto de serviços sociais por todo o país.
De entre os serviços sociais oferecidos, o atendimento/acompanhamento social, apoio ao emprego, distribuição alimentar, refeitórios sociais, espaços contra a infoexclusão, formação profissional, alfabetização, apoio psicológico, balneários, apoio jurídico, cuidados de saúde, e distribuição de material escolar são algumas das possibilidades que os Centros Porta Amiga disponibilizam para garantir uma reinserção completa e efetiva.
Onde se encontram os Centros Porta Amiga?
No caso de querer recorrer a algum dos nossos centros, ou se conhece alguém numa situação que precise de apoio, contacte o Centro Porta Amiga mais perto de si:
* Chamada para a rede fixa nacional