A AMI nas escolas

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos (ODS 4), deve ser o dever de qualquer nação.

Ciente dos problemas ao nível da educação, desde o seu início que a AMI aposta nos jovens para um futuro mais próspero. A AMI realiza desde 1995, sessões de sensibilização, informação e divulgação nas escolas em Portugal, com a intenção de consciencializar os jovens para temas cruciais da nossa sociedade, tais como Direitos Humanos, apoio aos Países em Desenvolvimento, Cidadania e Desenvolvimento, Solidariedade Social, Voluntariado e os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Qual o objetivo?
Acreditamos que os jovens são atores de mudança e por isso, somos impelidos a percorrer as instituições de ensino do país, desde o ensino básico ao universitário, passando por escolas públicas, privadas e de ensino profissional.
Que ações são desenvolvidas a nível nacional?
Realizamos sessões de sensibilização e divulgação com recurso a materiais pedagógicos de suporte, abordando as áreas temáticas de forma dinâmica e alinhando-os, sempre que possível, com os conteúdos programáticos.
Quais os temas abrangidos?
Os temas mais solicitados, para além do trabalho desenvolvido pela AMI são: Direitos Humanos, Voluntariado, Cidadania para o Desenvolvimento e os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Qual o impacto junto das Escolas?
Das sessões que a AMI realizou no ano letivo de 2018/2019, cerca de 4.100 alunos do 9º ano foram informados e sensibilizados para as questões da pobreza, da desigualdade entre países, assim como da importância do alcance dos ODS.

De realçar que a temática dos ODS continua a ser um dos temas mais solicitados, desde a implementação do projeto “ODS em Ação nas Escolas Portuguesas”, no ano letivo de 2018/2019, que contabilizou um total de 171 sessões para 7.426 alunos.

Iniciativas de Angariação de Fundos

Ajudar é Incrível!

E os jovens também são! Porque não têm medo de sonhar, têm a coragem de questionar e são agentes de mudança! Por isso, contamos contigo para fazeres a diferença e contribuires para um futuro melhor e mais justo.

Candidaturas a projetos

“Linka-te aos Outros”

Com o intuito de alterar realidades sociais e, simultaneamente, formar os jovens no sentido de os alertar para a possibilidade que cada um tem de melhorar a comunidade que os rodeia, o prémio “Linka-te aos Outros” tem como grupo-alvo todos os jovens a frequentar a escola entre o 7º e o 12º ano através de atividades de voluntariado, e consiste na apresentação de propostas para resolução de problemas locais que os próprios detetem.

Parcerias

No âmbito da sensibilização aos jovens, a AMI associou-se a 2 projetos:

Sessões de sensibilização:

A AMI disponibiliza atualmente 2 tipos de sessões:

  • Online
  • Presencial

Para agendamento de sessões queira por favor preencher o formulário seguinte:

  • 0000-000
  • Se desejar receber informações sobre a AMI, por favor assinale a caixa acima.